Oficinas

Oficina de palhaco para iniciantes 
"A Arte de Errar"
Coordena: Julieta Zarza










Ser palhaço é praticar o presente...... se entregar ao vazio, se surpreender, não parar nunca de buscar.


É tentar ingenuamente ser amado. É rir e deixar que os outros riam de nós mesmos. Abandonar nosso sentido comum, para transitar serenamente na vulnerabilidade, na fragilidade, na sensibilidade e na exposição, indo ao encontro com os outros.


- Aproveitar o fracasso e os erros como matéria prima fundamental –


Estar com os sentidos acordados e com prontidão para deixar aos impulsos mais verdadeiros fluírem, juntando nossa imaginação, emoções e corpo na ação.


Ser palhaço finalmente é uma desculpa para dizer verdades, para denunciar a nossa ridícula condição humana, nossos risíveis comportamentos, nossa absurda humanidade acreditando que rindo deles podemos aceitá-los e transformá-los, se necessário.


A técnica do clown trabalha com a presença cênica, com o improviso, o contato direto com o público, o estado de vazio, a escuta do parceiro, com a manipulação de objetos, com o ritmo e, principalmente, com o universo pessoal de cada individuo.
O palhaço ou clown reside em cada a um. Não é um personagem que se cria.

Através da técnica conseguimos descobri-lo e revela-lo, desenvolvendo o universo lúdico criativo pessoal único e particular, entrando em um caminho de auto-conhecimento profundo de forma leve e divertida.


Neste seminário abordaremos os princípios fundamentais desta arte.Será apresentado o contexto teórico e histórico - mas o seminário terá foco principal na prática.

Destinado a: maiores de 16 anos (não precisa conhecimento prévio).

Necessidade técnicas:
Sala de trabalho com chão limpo para se deitar, sem espelhos.
Som com entrada para Iphone.
Duas pernas (coxias) com tecidos para criar entradas.

Vagas: 20 (máximo).